Opções de transporte para viajar pela África do Sul

De trem, avião ou carro
Há diferentes maneiras de viajar pela África do Sul. Entre as opções com horários, estão os serviços de trens, aviões e ônibus, enquanto que alugar um carro permite muita flexibilidade para os visitantes que preferem dirigir.

Os serviços de transporte da África do Sul são eficientes e confiáveis, permitindo que você planeje suas férias com antecedência e segurança.

Se prefere conhecer o país dirigindo, alugue um carro, um 4x4, uma camper van ou um motor home. Você encontrará agências de automóveis em todos os aeroportos e nas grandes cidades do país oferecendo uma grande variedade de veículos. Se você quiser viajar pelo interior, alugue um 4x4 em uma agência especializada.

Lembre-se de levar sua carteira de motorista sempre com você, usar o cinto de segurança − que é obrigatório no país − e de que as estradas nacionais são de pedágio.

Viajar de trem também pode ser uma opção confortável e charmosa. Há inúmeras operadoras de linhas ferroviárias − entre elas, a Shosholoza Mey, que oferece compartimentos com dois ou quatro leitos no trem de passageiros, ou a Premier Classe, sua empresa-irmã, que oferece cabines de luxo.

Para uma viagem super luxuosa, reserve uma cabine no conceituado Blue Train, com sua decoração opulenta e fina gastronomia. Os fãs das locomotivas antigas também poderão aproveitar viagens diurnas e noturnas em trens a vapor completamente restaurados.

A África do Sul se orgulha das diversas empresas rodoviárias que atendem rotas por todo o país. Você pode reservar um assento em ônibus de luxo administrados pela Intercape, Greyhound e Autopax (Translux). Essas empresas também viajam para países africanos vizinhos.

Os serviços de táxi se restringem a veículos de empresas privadas com marcador de quilometragem e devem ser solicitados por telefone. Peça ajuda ao seu hotel para fazer as reservas necessárias.

Na África do Sul, há também os táxis mini ônibus, um tipo de táxi compartilhado. Use esses serviços com cautela, pois muitas vezes os veículos não são adequados para rodovias e os motoristas podem ser um pouco descuidados. Entretanto, uma breve viagem de mini ônibus permite que você vivencie um pouco do cotidiano local. Se quiser experimentar esse serviço, esteja acompanhado de um guia experiente ou um residente local familiarizado com o sistema.

Sete companhias aéreas prestam serviços de voos domésticos, cobrindo todo o país. Há assentos para classes executiva e econômica. Os traslados dos aeroportos para os hotéis e outros destinos estão disponíveis com facilidade.


PLANEJE SUA VIAGEM

QUANTO CUSTA

O aluguel de carros custa aproximadamente R200 por veículo, por dia. Os voos domésticos custam aproximadamente R500 (ida e volta) por pessoa em classe econômica, enquanto que passagens em classes especiais custam a partir de R1.000 por pessoa. As tarifas do Blue Train custam a partir de R9.200 por pessoa em uma cabine dupla. As passagens de ônibus custam aproximadamente R180 por pessoa.

COM QUEM FALAR

Avis Rent a Car: +27 11 923 3660;
reservations@avis.co.za

Hertz: +27 21 935 4800;
res@hertz.co.za

Imperial/Europcar Car Rental: +27 11 574 1000;
info@europcar.co.za

Drive South Africa: +27 21 423 1912;
info@drivesouthafrica.co.za

Premier Classe: +27 11 774 5247

Blue Train (Trem Azul): +27 12 334 8459

South African Airways: +27 11 978 1111;
help@flysaa.com

British Airways: +27 11 921 0111;
badomesticregional@comair.co.za