logoleft

Tartaruga de rastreamento de safaris

À procura de tartarugas em Maputaland - Safári para observação de tartarugas

Uma noite tartaruga-tracking safari ao longo das praias Maputaland, em busca de Leatherback marinho e as tartarugas cabeçuda que colocam seus ovos, ou filhotes emergentes do ninho, não é o seu típico safari experiência de visualização do jogo. Caso você seja a sorte de encontrar uma tartaruga, observando o seu instinto de sobrevivência poderoso vai deixar você impressionado.

No seu safári para observação das tartarugas, uma pergunta que seu guia não poderá responder é como, anualmente, essas criaturas navegam milhares de milhas e retornam instintivamente às mesmas praias em que fizeram seus ninhos. Os amantes da natureza espirituosos brincam que as tartarugas fêmeas não se importam em perguntar o caminho, mas este ritual de postura de ovos é um mistério que ainda intriga os cientistas marinhos. Ao participar de um tour de tartarugas, escolha uma operadora licenciada. Atualmente, há 5 concessões autorizadas no Parque iSimangaliso Wetland. Os tours de tartaruga podem ser realizados em Cape Vidal, Manzengwenya (somente para hóspedes do Rocktail Beach Camp), Mabibi (somente para hóspedes da pousada Thonga Beach ou do acampamento Mabibi) e Kosi Bay.

A concessão em Sodwana Bay, operada pela reserva de caça particular Phinda, é aberta aos hóspedes de alojamentos ou não. São necessárias paciência e sorte no safári para observação de tartarugas marinhas. Os tours começam no fim da tarde ou após o pôr do sol. As operadoras só podem ficar nas praias 2 horas antes e 2 horas após a maré baixa, o que significa que os tours podem durar de 2 a 7 horas. Durante o seu safári de tartarugas, você verá pouca vida selvagem, além de caranguejos apressados e sombras de morcegos e aves marinhas nos faróis dos veículos. Já que um mero feixe de luz do farol pode impedir que a tartaruga saia do mar, se o seu guia observar uma tartaruga se arrastando pela praia até um local de desova, acima da marca da maré alta, todas as luzes devem ser apagadas, exceto a lanterna do guia.

Para algumas pessoas, este aspecto do tour de tartaruga pode ser frustrante, por não estarem acostumadas a passar longos períodos no escuro. Independente de a fêmea estar saindo do mar, desovando ou retornando ao oceano, é permitido iluminá-la somente atrás, preferencialmente com raios infravermelhos. Normalmente, não é possível tirar fotos, pois os flashes da câmera poderiam perturbar a fêmea, e é fundamental que ela não seja impedida de cumprir sua missão. Outro aspecto do safári de observação de tartarugas é procurar os filhotes de tartaruga quando eles nascem.

É uma experiência emocionante e às vezes de tirar o fôlego observar as tartaruguinhas correndo para o oceano, enquanto são ameaçadas por aves marinhas, predadores e caranguejos fantasmas. Acredita-se que somente 4 em cada mil tartaruguinhas nascidas sobrevivem até a idade adulta, portanto independentemente de estar observando a desova ou a tentativa heróica da próxima geração em alcançar o mar, você terá participado de um dos milagres inesquecíveis em Maputaland.

 

 

Dicas de viagem e informações de planejamento

Como chegar até aqui

Pode-se chegar até Maputaland (também denominada de Costa do Elefante) pela N12, partindo de Joanesburgo, e pela N2 Norte, partindo de Durban. Richards Bay é o aeroporto mais próximo.

Melhor época para visita

"Desova das tartarugas: de novembro a janeiro_x000D_ Nascimento de tartarugas: de dezembro a março"

Onde ficar

Há uma grande variedade de acomodações em St. Lucia e Sodwana Bay.

Adjacências

Reserva de caça Hluhluwe-Imfolozi, Parque dos elefantes Thembe, Sodwana Bay, Kosi Bay

Como viajar pelo país

Se você for um hóspede em um alojamento com uma concessão, sua pousada irá organizar o transporte. Caso contrário, você precisará alugar um veículo. Como alternativa, agende uma transferência com a sua operadora de turismo

Quanto custa

"Thompsons Tours: aproximadamente R725 por pessoa. EuroZulu Safaris: aproximadamente R975 por pessoa, incluso. Reserva de caça particular Phinda (todos os alojamentos): aproximadamente R1970 por pessoa (inclui um jantar na praia). Alojamento Thonga Beach: aproximadamente R375 por pessoa, incluso. Hóspedes da pousada Acampamento Rocktail Beach: aproximadamente R275 por pessoa, excluindo a entrada no parque e aluguéis de veículos. Hóspedes da pousada Verifique os preços atualizados ao fazer uma consulta."

Duração da estadia

Planeje de 2 a 7 horas, dependendo das marés e da sua operadora.

O que trazer

Leve uma jaqueta quebra-vento ou um casaco grosso. Evite roupas brancas ou refletoras. Se estiver participando de um tour comunitário, pode ser útil ter uma lanterna infravermelha ou lanterna de cabeça.

O que comer

Dependendo da maré, e da sua operadora, seu tour inclui um jantar na praia ou lanches e bebidas.

Com quem falar

Tours de observação de Thompsons Touring e Safaris St Lucia e Cape Vidal: www.thompsons.co.za
Telefone: +27 (0)35 590 1584  
E-mail: ruth.davies@thompsons.co.za

Euro Zulu Safaris: www.adventureticket.info
Telefone: +27 (0)35 590 1635 
E-mail: info@adventureticket.info

Reserva de caça particular Phinda: www.phinda.com
Tel: +27 (0)11 809 4314

Rocktail Beach Camp Safari Adventure Company: www.safariadventurecompany.com
Telefone: + 27 (0)11 257 5111  
E-mail: info@safariadventurecompany.com

Pousada Thonga Beach c/o Pousadas iSibindi Africa: www.isibindi.co.za
Telefone: +27 (0)35 474 1473 
Fax: +27 (0)35 474 1490 
E-mail: res@isibindi.co.za